Pesquisar
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

Importação de Pneus: mitos e verdades

Há muitos mitos e verdades sobre o mundo do comércio exterior, e principalmente sobre importação de produtos. 

Pela complexidade do processo de importação de alguns itens, as dúvidas podem ser inúmeras. E antes de entrar nessa jornada é preciso sempre se atentar e verificar todos os detalhes dessas operações.

importação de pneus

Um dos itens que possuem muitos questionamentos sobre o seu processo de importação são os pneus. São muitas informações que nem sempre refletem a realidade. Desse modo, a Hai preparou para você um compilado com alguns questionamentos mais frequentes feitos sobre esse tipo de produto. Veja em seguida!

Não é viável importar pneus – Mito!

Um dos muitos mitos que existem nessa operação é que a importação de pneus não é viável. E diferente do que muitos dizem, esse processo é viável sim. Porém, como qualquer outra importação, ela deve ser muito bem planejada e assim minimizar seus riscos.

Em suma, para se ter o sucesso esperado e desejado na operação de importação, um dos pontos a serem considerados, e talvez um dos mais importantes, é a busca por fornecedores. Contar com fabricantes que consigam entregar produtos de qualidade alinhados a um bom preço pode ser o diferencial do seu negócio.

Importar pneus paga antidumping – Verdade!

A primeira verdade que elencamos aqui é o pagamento de antidumping ao importar pneus. Essa taxação extra pelo Governo ocorre de forma a proteger os produtores locais, visto que os produtos produzidos em outros países, geralmente, possuem valor muito inferior. 

No Brasil o pagamento do antidumping para pneus ocorre ao importar esse produto da China. Entretanto, o antidumping varia de acordo com a origem do produto, o tipo de produto e do fornecedor. Todas as regras sobre o antidumping estão na Resolução Gecex 452/2023.

Conforme essa mesma resolução, alguns tipos de pneus utilizados em máquinas agrícolas e que se enquadram nas NCMs 4011.70.10, 4011.70.90, 4011.80.90, 4011.90.90 e 4011.90.10 tiveram a prorrogação por mais cinco anos de direito antidumping. Além disso, fala sobre como a sobretaxa é geralmente cobrada, que neste caso é em dólares estadunidenses por tonelada de produto importado.

Pneu chinês não tem qualidade – Mito!

Um outro mito muito comum no mundo da importação é que os produtos chineses, incluindo os pneus, não possuem qualidade. Contudo, como ocorre em todos os tipos de produtos, há diferentes níveis de qualidade e varia de acordo com o que se busca.

Ou seja, tudo dependerá do fabricante escolhido e do preço que se quer pagar pelos produtos. Escolher um fabricante que possa alinhar qualidade a um bom preço pode ser o diferencial que sua empresa busca. Por isso, podemos dizer que os pneus chineses são de qualidade.

É preciso certificação do INMETRO para importar pneus – Verdade!

Para a importação de pneus é preciso sim da certificação do INMETRO. Como se sabe, para importar alguns tipos de produtos há exigências, chamadas de tratamento administrativo, que devem ser observadas para entrar e transitar em território nacional.

No caso dos pneus, para que a anuência deste órgão seja concedida, os importadores devem possuir a certificação solicitada. Essa certificação, feita por empresas terceirizadas e homologadas pelo INMETRO, garante que os produtos que irão entrar no Brasil foram aprovados em todos os testes obrigatórios. 

O objetivo dessa exigência é garantir a qualidade e segurança dos pneus que circulam em território brasileiro. Consequentemente, garantindo a segurança da população consumidora. 

Porém, para se ter essa certificação em mãos e então seguir com a importação pode levar um longo período. Uma dica para agilizar esse processo e ter os produtos à disposição no Brasil mais rápido é encontrar um fornecedor que já possui o produto homologado e certificado. 

Atualmente há muitas fábricas no exterior que já passaram por toda a análise necessária, tanto do seu processo produtivo quanto do seu produto, garantindo assim o cumprimento de todas as exigências desse órgão anuente, facilitando assim o processo de importação dos pneus.

É difícil achar a NCM do pneu que quero importar – Mito!

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) conta com a posição 4011 onde os pneus estão inseridos. E dentro dessa posição há itens e subitens para vários tipos de pneus. Colocamos abaixo a lista das NCMs que possíveis para classificar esse tipo de produto.

  • 4011.10.00
  • 4011.20.10
  • 4011.20.90
  • 4011.30.00
  • 4011.40.00
  • 4011.50.00
  • 4011.70.10 
  • 4011.70.90
  • 4011.80.10
  • 4011.80.20
  • 4011.80.90
  • 4011.90.10 
  • 4011.90.90

Dessa forma, podemos dizer que a afirmação “encontrar a NCM de pneus é difícil” é um mito. Mas para toda classificação é preciso encontrar qual posição o seu produto melhor se enquadra. E para isso é possível contar com algumas ferramentas disponíveis no mercado. Assim sendo que o Sistema Classif é um deles, gratuito e disponibilizado pelo Governo.

Não é permitido no Brasil importar pneu usado – Verdade!

O pneu usado é um dos itens cuja importação não é permitida no Brasil. Isso porque esse tipo de produto usado pode significar problemas para os usuários, bem como pôr em risco a sua segurança.

importar pneu usado

Além da questão de segurança, há também a preocupação ambiental que envolve esse produto. A matéria prima dos pneus é a borracha e esse produto possui um longo tempo para se decompor. São 600 anos para a degradação da matéria, o que é, afinal, um prejuízo significante ao meio ambiente.

Após o fim da vida útil do pneu e a destinação, muitas vezes incorreta, feita pelos brasileiros é possível identificar muitos malefícios para a população. Por isso podemos dizer que os malefícios vão muito além e por conta desses dois pontos o Governo Brasileiro não permite a entrada desse produto usado. 

A Hai International realiza importação de pneus – Verdade!

O último ponto que trazemos aqui é que existem algumas empresas que realizam a importação de pneus, e a Hai International é uma delas. Contar com parceiros que possam facilitar a vida dos importadores é essencial para minimizar os riscos desse tipo de processo.

Além de uma equipe treinada para cuidar desse tipo de operação, é possível contar com toda a expertise da Hai tanto no agenciamento quanto no despacho desse tipo de produto, e isso faz a diferença. Por isso não perca tempo em processos que podem ser facilitados por quem entende.

Entre em contato com a Hai e venha fazer as suas importações de pneus com a gente. Nosso time está preparado e esperando pelo seu contato para apresentar todas as nossas soluções para a sua operação de importação.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados