Pesquisar
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

Quando contratar Outsourcing no comércio exterior

Nos dias de hoje, atentar-se às melhores práticas e soluções disponíveis no mercado é certamente essencial para o sucesso do seu negócio. Conhecer as possibilidades que podem fazer a diferença em suas operações pode ser o ponto chave para o sucesso da sua empresa. E uma delas é o outsourcing.

É importante saber como funciona esse tipo de serviço e a sua aplicabilidade ao seu negócio. Muitas empresas ficam em dúvida se para o seu ramo de negócio esse serviço é eficiente.

Quando falamos em comércio exterior podemos afirmar que tem tudo a ver com o outsourcing. Inclusive essa é uma área que possui muitas possibilidades de contratação desse tipo de serviço. Pensando na sua empresa, a Hai preparou esse texto para ajudar você a entender como funciona esse tipo de serviço e como aplicá-lo ao seu negócio.

O que é outsourcing?

Para entendermos quando precisamos contratar o outsourcing em nossas empresas, primeiro precisamos entender o que esse termo significa. É normal confundir o outsourcing com a terceirização, isso porque ambas são muito similares. A diferença entre esses dois termos é basicamente a complexidade dos serviços realizados por cada um.

outsourcing no comércio exterior

Enquanto a terceirização atende atividades mais simples, como, por exemplo, o serviço de limpeza de uma empresa, o outsourcing refere-se à contratação de serviços complexos e estratégicos que impactam diretamente no negócio da empresa, como, por exemplo, a contratação de um setor de controladoria.

No exemplo acima, não estamos contratando apenas um serviço, mas sim todo o processo, incluindo estratégias, tecnologia e mão de obra. Essa operação de BPO (Business Process Outsourcing), em uma tradução livre pode significar, em resumo, a terceirização de processos do negócio.

Uma vez que o impacto no resultado dos negócios é inerente a essa contratação, o cuidado deve ser redobrado. É importante primeiro entender qual é a necessidade da sua empresa, e assim buscar um parceiro que traga soluções que vão além do que a companhia busca, pois dessa forma será possível agregar valor ao seu negócio.

Outsourcing no comércio exterior: entenda

Pode-se trabalhar o outsourcing no comércio exterior de duas formas, o outsourcing “normal” e o internacional. Sendo o outsourcing “normal” o que vimos antes, o internacional refere-se à contratação desses serviços especializados fora do território nacional.

O outsourcing internacional ainda está dividido em duas categorias, o Nearshore e o Offshore. O primeiro é quando a contratação dos serviços se faz em países vizinhos, que geralmente possuem similaridades culturais, além de contarem com o mesmo fuso horário e idioma. Por outro lado, no segundo a contratação ocorre em países mais distantes.

Fazer uso de offshore pode trazer a possibilidade de utilizar tecnologias de ponta a um custo menor, visto que neste caso é possível contratar empresas de países em desenvolvimento que tendem a ter soluções mais econômicas.

Norma ISO 37500

Para garantir que as transações de outsourcing sejam feitas de forma similar ao redor do mundo, a International Organization for Standardization (ISO) criou uma padronização. Essa norma foi denominada como 37500 e publicada pela ISO em 2014.

O guia criado pela ISO tem como objetivo descrever as fases que são necessárias para se ter sucesso na implementação das operações de outsourcing. A norma foi elaborada para que todos os tipos de organizações possam utilizá-la, independentemente do seu setor e tamanho.

Essa norma ainda conta com detalhes de cada fase do ciclo de vida de uma operação de outsourcing. Sendo que ao todo ela é baseada em quatro fases, quais sejam:

  1. Análise estratégica de outsourcing;
  2. Início e seleção de parceiros;
  3. Transição das operações; e
  4. Entrega do resultado.

Contudo, vale reforçar que a norma ISO 37500 é um guia genérico para a implementação de outsourcing. Ou seja, mesmo que utilize este guia ainda assim é preciso seguir as legislações vigentes de cada país.

Por que contratar serviço de outsourcing no comércio exterior?

Depois de entendermos o que é outsourcing, vem a pergunta que muitos se fazem. Por que contratar o serviço de outsourcing no comércio exterior? Pois o outsourcing pode ser o que faltava para o seu negócio se destacar ainda mais no mercado.

Esse tipo de contratação pode trazer vários benefícios para a sua operação. Tudo dependerá da sua necessidade, o que a sua empresa busca e da empresa parceira contratada. Mas de forma geral alguns benefícios que estão sempre presentes nessas operações são:

Equipe especializada

Utilizando o outsourcing a sua empresa terá a possibilidade de contar com uma equipe especializada na área em questão. Na maioria dos casos as empresas não possuem verba para ter uma equipe especializada em todas as áreas, tornando o outsourcing uma boa opção.

Isso torna os processos mais ágeis e passam a ter a devida atenção de uma equipe que possui conhecimento na área. Contar com uma equipe especializada também facilita na busca por soluções para os possíveis imprevistos.

Desenvolver fornecedores ao redor do mundo

Outro ponto positivo é, por exemplo, o desenvolvimento de fornecedores ao redor do mundo. Como vimos neste texto aqui, para desenvolver fornecedores no exterior há algumas possibilidades. Com a implementação do outsourcing na sua empresa, é certamente contar com o auxílio para desempenhar essa atividade essencial para otimizar os resultados dos negócios.

Isso porque com equipes focadas e especializadas a prospecção de novos fornecedores é mais assertiva. Trazendo assim um melhor resultado e exportadores qualificados para atender a demanda da sua companhia.

Economia de recursos financeiros

Por contar com equipes especializadas para realizar algumas atividades o desempenho tende a ser superior. Quando os resultados são superiores e alinhados a um menor desembolso financeiro, gera-se economia para a empresa.

outsourcing, economia e desenvolvimento de fornecedores

Além disso, a busca estratégica por fornecedores qualificados também pode gerar economia de recursos. Afinal, novos fornecedores podem significar melhor qualidade de produtos e menor custo de produção.

A Hai International ajuda a melhorar a performance das suas operações de comércio exterior

Quando tratamos de comércio exterior e outsourcing internacional é impossível não mencionarmos a parte operacional do negócio, como o transporte das mercadorias. Nesse sentido, para melhor usufruir de todos os benefícios do outsourcing é preciso contar com quem entende desse tipo de transporte, os agentes de carga.

O agenciamento de carga é um ponto chave para o sucesso de suas operações. Contar com quem entende e tem um time especializado como a Hai para atender seus clientes é um diferencial. Venha melhorar a performance das suas operações de comércio exterior conosco. Entre em contato com nosso time.

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados