Pesquisar
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

Ano novo chinês e lunar: tem diferença?

Todo ano é a mesma coisa: o feriado chinês se aproxima e o setor de comércio exterior vai à loucura! Antecipa embarque, corre com a documentação, agiliza um Booking. Mas você sabe exatamente o que é o tão temido feriado chinês? E qual a diferença entre o ano novo chinês e o ano novo lunar?

Ano novo chinês

Para que seu ano seja mais tranquilo, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esse feriado tão especial para o nosso maior parceiro comercial, a China.

No fim, vamos entender melhor como o ano novo chinês afeta o comércio exterior brasileiro e saber como estar preparado para essa data.

Qual a diferença entre ano novo chinês e ano novo lunar?

Primeiramente, o ano novo na china é comemorado de maneira diferente da que comemoramos no Brasil. Isso se deve ao fato de que lá o povo segue o calendário lunar, já nós, brasileiros, seguimos o calendário Gregoriano.

Sendo assim, podemos presumir que não há diferença entre o ano novo chinês e o ano novo lunar.

A propósito, o ano novo chinês é também conhecido por outros nomes como: Festival da Primavera, Chūnjié em mandarim, Seollal em coreano ou Tết em vietnamita.

O calendário lunar é baseado nos ciclos de fases da lua que são 12, somando-se aproximadamente 354 dias. Cada ciclo é como se fosse um mês, assim, ao encerrar 12 ciclos significa que um ano lunar se completou.

Aliás, por conta da quantidade de dias que possui o ano lunar, a cada 3 anos é adicionado um mês e esse ano é considerado um ano bissexto, com 13 ciclos.

A comemoração do ano novo na China acontece, afinal, na noite da primeira lua nova. Essa pode ocorrer entre 21 de janeiro a 20 de fevereiro. Por exemplo, o ano novo chinês em 2022 ocorreu em 1 de fevereiro e em 2023 será comemorado em 22 de janeiro.

Enfim, o festival tem de 3 a 7 dias, mas as comemorações costumam durar até 15 dias.

Principais tradições do ano novo chinês e ano novo lunar

Assim como no resto do mundo, no ano novo os chineses praticam diversas tradições que envolvem superstições para o novo ano que virá. Tudo se inicia dias antes do feriado, quando as famílias começam a limpar suas casas minuciosamente para retirar qualquer energia negativa que possa ter ficado do ano que passou.

O ano novo lunar é um feriado muito importante para os chineses, é como se fosse o Natal para os brasileiros, então todos querem estar em família e comemorar com um grande banquete. Na véspera do feriado é comum todos passarem com familiares em suas cidades natal. Assim, sabendo que a China é um país extremamente populoso, todo ele fica congestionado e esse movimento é mundialmente conhecido como a maior movimentação terrestre do planeta.

As decorações da celebração abusam da cor vermelha e de muitas luzes, pois, além das lendas que pairam no país, acredita-se que o vermelho traz boa sorte. Além disso, durante as festas os desfiles de rua são comuns, com destaque à dança do dragão, símbolo de fortuna e poder. Não raro são vistos desfiles com dragões gigantes pelas ruas para celebrar o festival.

Além dos tradicionais fogos de artifícios lançados aos céus, os chineses lançam lanternas com desejos para o novo ano.

Quanto às crianças, há uma tradição que as pessoas mais velhas devem dar pequenas quantias de dinheiro às crianças – e também aos solteiros! – em cartões vermelhos. Assim que a pessoa se casa não receberá mais os cartões e deverá então passar a presentear os mais novos.

História do ano novo lunar

A história por trás das tradições do ano novo lunar é muito interessante. Acredita-se que o festival tenha se iniciado por volta do século 14 antes de Cristo.

Há uma lenda que, naquele tempo, um monstro atacava as vilas a cada começo de ano. Niam, como era conhecido, temia barulhos altos, luzes e a cor vermelha. Foi com o intuito de espantar esse monstro que o festival foi criado.

Outra relação do festival é com os animais. Segundo uma crença budista, quando o Buda foi criar o calendário, chamou todos os animais, porém no evento apenas alguns apareceram.

Os 12 que estavam presentes foram homenageados, sendo assim, o calendário chinês possui um ciclo de 12 anos, cada um marcado por um animal. A ordem desses anos se deu conforme a chegada de cada um dos bichos no evento de Buda:

  1. Rato;
  2. Boi;
  3. Tigre;
  4. Coelho;
  5. Dragão;
  6. Serpente;
  7. Cavalo;
  8. Carneiro;
  9. Macaco;
  10. Galo;
  11. Cão; e
  12. Javali.

Os chineses acreditam que o ano em que você nasceu diz muito sobre você, este é o horóscopo deles. É como os signos do zodíaco, que mudam de acordo com o mês que cada pessoa nasce. Para exemplificar, o ano de 2022 está sendo o ano do Tigre no horóscopo chinês. Acredita-se que as pessoas nascidas no ano do Tigre são dinâmicas, de muita energia e cativantes, mas podem ser também impulsivas e agressivas. A saber, 2023 será o ano do Coelho.

chineses

Além da divisão dos anos por animais, a eles também são atribuídos cinco elementos:

  1. Água;
  2. Fogo;
  3. Terra;
  4. Metal; e
  5. Madeira.

Estes elementos são considerados pelos chineses como fundamentais para o equilíbrio do universo. Dessa maneira, com a divisão pelos animais e pelos elementos, o calendário chinês possui 5 ciclos de 12 anos, formando até 60 combinações para encerrar um ciclo do zodíaco chinês.

Países influenciados pelo ano novo lunar

Não só a China, mas outros países asiáticos como a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, o Vietnã e a Mongólia seguem o calendário lunar como tradição e o gregoriano apenas para fins comerciais.

Em paralelo ao ano novo chinês, apesar de haver certa diferença nas comemorações do ano novo lunar em cada um desses países, por seguirem o mesmo calendário os dias do festival são os mesmos.

Mundo afora as comemorações do ano novo lunar também acontecem. Para ilustrar, em Nova Iorque acontece o maior festival de ano novo lunar do mundo. Além de que, grandes colônias chinesas espalhadas pelo mundo também comemoram seu festival, como em Cingapura e em Manchester (Reino Unido).

Como o ano novo chinês e lunar afeta o comércio exterior brasileiro?

Sendo a China uma das maiores economias do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil é claro que um feriado de 15 dias não passa desapercebido.

Em primeiro lugar porque o feriado paralisa o país inteiro, ou seja, não há produção, venda ou logística durante esse período, o que resulta no acúmulo desses serviços para o início do novo ano chinês.

O resultado é a sobrecarga dos portos e principalmente dos aeroportos que além das cargas lidam com toda a demanda de passageiros querendo, no início do feriado, ir para suas cidades natal e, no fim do feriado, retornar às grandes cidades.

comércio exterior

Prepare-se para o ano novo chinês com a Hai

Não há receita mágica, para lidar com o feriado chinês é preciso se planejar!

Afinal, algumas empresas chinesas chegam a parar até 3 semanas para que seus funcionários consigam chegar até suas famílias, comemorar o ano novo e voltar. No final, isso dá mais que 15 dias de feriado, o que, para uma empresa despreparada, pode significar: embarques atrasados e falha no estoque, prejudicando as vendas e o faturamento.

Claro que você não quer deixar isso acontecer, e a Hai sabe como lhe ajudar!

Somos uma empresa de logística internacional com profissionais experientes com mais de 25 anos de mercado. Com toda a sua expertise, a Hai espera levar a sua empresa ao sucesso prestando um serviço especializado, pois você é nosso cliente VIP.

Nós estamos preparados para o ano novo chinês e você?

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados