Pesquisar
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

Feiras de Logística: Quais as principais e dicas para aproveitar 

Descubra, ao ler este artigo, quais as principais feiras de logística e receba dicas para poder aproveitá-las.

As feiras de logística têm uma grande relevância no cenário empresarial. Afinal, além de ser um meio de divulgação dos serviços, elas oferecem a possibilidade de acompanhar e verificar: 

  • o desenvolvimento das relações comerciais;  
  • as inovações;  
  • as melhores práticas;  
  • as tendências do setor.  

Além disso, as feiras são ainda uma excelente ferramenta para prospectar e desenvolver novos negócios e fortalecer as relações já existentes.  

Dessa maneira, no presente artigo, temos como objetivo central a contextualização da importância da participação nas feiras. Comentaremos quais são algumas das principais feiras do setor logístico realizadas no Brasil e internacionalmente, além de apresentar sugestões que possam tornar a sua participação ainda mais assertiva e vantajosa, de acordo com as métricas da sua empresa.   

Por que participar de feiras de logística?  

A volatilidade do cenário econômico exige das empresas um posicionamento estratégico, capaz de antever situações e de ajustar-se, em decorrência de fatos atemporais.   

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de dados e informações para balizar as tomadas de decisões, fazendo com que a empresa se mantenha competitiva.  

Uma das formas de as empresas conseguirem se manter atualizadas sobre o que existe de mais recente a respeito do seu setor de atuação são as feiras.  

Além de encontrar ali informações sobre as questões tecnológicas, práticas atuais e novidades setoriais, nas feiras é possível obter outras vantagens, tais como desenvolver parcerias, realizar benchmarking e consolidar os relacionamentos comerciais.  

Ademais, as feiras servem para gerar novos negócios e trazer atualização sobre temas logísticos. Podem também ser um meio valioso de reforço e posicionamento da empresa a respeito do seu core business, uma vez que é o momento adequado de mostrar todo o seu know-how para um público específico e de alto conhecimento agregado sobre a área.  

Feiras de logística que acontecem no Brasil e no mundo  

A logística é um campo amplo de grandes possibilidades. Sendo assim, existem várias feiras ao redor do mundo, cada qual com um foco e direcionamento, justamente para trazer assertividade e eficácia sobre os temas e informações ali compartilhadas, bem como para quem realiza a prospecção de novos negócios.  

Citamos abaixo algumas das principais:  

  • Transport Logistic: mundialmente conhecida como uma das maiores feiras do segmento logístico, abrange as seguintes áreas: mobilidade, tecnologia da informação, gestão de supply chain. Acontece em Munique, na Alemanha. Devido à sua relevância e destaque, é possível verificar e abstrair ali as tendências do mercado com alta assertividade; 
  • CeMAT: localizada em Hannover, na Alemanha, seu principal objetivo é fornecer informações a respeito da tecnologia da informação aplicada à logística, serviços e gerenciamento, embalagens e etiquetagem, armazenamento e carregamento. Por isso, é uma boa oportunidade também para as empresas que desejam automatizar os seus processos e otimizar os sistemas de armazenamento; 
  • Intermodal South America: a maior feira de logística da América do Sul, que acontece no Brasil, mais especificamente em São Paulo. De acordo com o site da feira, provê informações e conteúdos sobre logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior; 
  • Expolog: é realizada em Fortaleza, no estado do Ceará, abordando temas referentes à inovação e tecnologia direcionados à logística e à questão multimodal que podem trazer parcerias comerciais e fortalecer o fluxo logístico;  
  • Intralogistics Europe: essa feira acontece em Paris, na França. Tem como objetivo apresentar informações sobre a logística interna (intralogística), ou seja, seu foco é a armazenagem, expedição, estoque e movimentação das mercadorias, ações que ocorrem dentro da empresa e que podem gerar custos extras com a incorreta alocação no estoque.  

Dicas para se preparar para uma feira  

A decisão de participar de uma feira logística vai muito além dos retornos financeiros que podem ser propiciados.  

Consequentemente, para que a participação no evento seja eficaz, sugere-se fazer um planejamento da jornada, de forma que os participantes consigam convergir e levar informações e dados para balizar o planejamento estratégico da empresa, a implementação de uma nova tecnologia ou dados do monitoramento do mercado.  

Sendo assim, acredita-se que a melhor preparação é dividir o momento da visita em três etapas (antes, durante e depois), pois cada uma delas tem objetivos distintos entre si, que podem culminar na falta da ação pertinente.  

Por isso, é essencial evitar subestimar o poder do networking e não se concentrar apenas nos brindes gratuitos. Evitando esses erros, você pode então maximizar o valor das feiras de logística.  

Antes da feira 

Para afirmar a necessidade de realizar um planejamento anterior à feira, apresentamos aqui dois dados da Intermodal 2023. Primeiramente, mais de 40 mil pessoas visitaram a feira durante o período em que foi realizada, aproximadamente. O segundo dado é que estiveram presentes 500 expositores.  

Isto é, para o melhor aproveitamento da feira, necessita-se de uma atenção com os seguintes pontos:  

  • saber a finalidade da visita;  
  • realizar um levantamento das empresas participantes;  
  • preparar uma apresentação curta da empresa e seus serviços;  
  • agendar reuniões de forma antecipada.  

Durante a feira 

As sugestões são: 

  • mantenha-se atualizado sobre a programação da feira;  
  • troque cartões de visita;  
  • faça anotações de tudo o que acredita ser importante, ou que vale a pena buscar mais informações;  
  • visite estandes que despertaram curiosidade;  
  • mantenha uma postura de cooperação; 
  • foque no networking.  

Depois da feira  

Após a feira, recomenda-se analisar se o que foi proposto/levantado para a participação na feira aconteceu de acordo com o planejado, assim como:  

  • fazer o acompanhamento dos contatos realizados durante a feira;  
  • compartilhar o material coletado e as principais tendências;  
  • levantar possíveis melhorias para a próxima participação.  

Consegue-se, assim, evitar erros que prejudicam e trazem incertezas a respeito da participação na feira.  

Como mensurar a participação na feira  

Algo muito importante para se fazer após as feiras de logística e que merece um tópico específico é a mensuração da participação. Isso é importante, uma vez que a prestação do serviço logístico é totalmente intangível, ou seja, não é possível atestar a qualidade através de análises anteriores à execução, diferentemente de um produto que as pessoas podem utilizar os cinco sentidos do corpo humano para fazer uma verificação prévia.  

Portanto, o desafio que surge é justamente o desenvolvimento de métricas que consigam transformar o intangível em mensurável, de forma que a empresa consiga visualizar e determinar o retorno financeiro da participação, incluindo a parte mais subjetiva.  

A sugestão aqui é utilizar o planejamento que a empresa realizou antes da feira e as informações obtidas, de forma a criar grupos baseados nas sete áreas (compras, manufatura, gerenciamento de estoque, planejamento de demanda, armazenamento, transporte e atendimento ao cliente) da cadeia de suprimentos.   

Por fim, a empresa poderá utilizar informações a respeito de:  

  • geração de leads; 
  • desenvolvimento de contatos comerciais;  
  • fechamento de contratos; 
  • possibilidade de parcerias multimodais;  
  • aquisição de equipamentos.  

Dessa maneira, a empresa conseguirá desenvolver os seus próprios indicadores de desempenho, ou utilizar algum já existente como, por exemplo, o ROI, que em tradução livre significa o Retorno do Investimento. Apesar de ser um indicador financeiro, o ROI poderá ser utilizado como um material estratégico, em que um resultado positivo poderá indicar um “acerto” na decisão, assim como o negativo gera uma reavaliação e/ou revalidação.  

A Hai International está sempre à frente das tendências do mercado logístico internacional  

A Hai International desenvolve de forma constante uma expertise no comércio exterior que a capacitou a compreender, identificar e operacionalizar de forma eficaz as operações de logística internacional, mesmo em um mercado que é altamente volátil.  

Dessa maneira, os nossos colaboradores estão aptos para cooperar com a sua empresa na escolha assertiva e estratégica, desde o modal a ser utilizado, passando pela necessidade da armazenagem, e culminando na retirada e entrega da mercadoria através do transporte rodoviário nacional.  

Somos, certamente, a escolha confiável que fará as suas operações serem competitivas nas seguintes áreas de atuação:  

Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre os serviços que oferecemos!  

Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados