As feiras de logística têm uma grande relevância no cenário empresarial. Afinal, além de ser um meio de divulgação dos serviços, elas oferecem a possibilidade de acompanhar e verificar:
- o desenvolvimento das relações comerciais;
- as inovações;
- as melhores práticas;
- as tendências do setor.
Além disso, as feiras são ainda uma excelente ferramenta para prospectar e desenvolver novos negócios e fortalecer as relações já existentes.
Dessa maneira, no presente artigo, temos como objetivo central a contextualização da importância da participação nas feiras. Comentaremos quais são algumas das principais feiras do setor logístico realizadas no Brasil e internacionalmente, além de apresentar sugestões que possam tornar a sua participação ainda mais assertiva e vantajosa, de acordo com as métricas da sua empresa.
Por que participar de feiras de logística?
A volatilidade do cenário econômico exige das empresas um posicionamento estratégico, capaz de antever situações e de ajustar-se, em decorrência de fatos atemporais.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de dados e informações para balizar as tomadas de decisões, fazendo com que a empresa se mantenha competitiva.
Uma das formas de as empresas conseguirem se manter atualizadas sobre o que existe de mais recente a respeito do seu setor de atuação são as feiras.
Além de encontrar ali informações sobre as questões tecnológicas, práticas atuais e novidades setoriais, nas feiras é possível obter outras vantagens, tais como desenvolver parcerias, realizar benchmarking e consolidar os relacionamentos comerciais.
Ademais, as feiras servem para gerar novos negócios e trazer atualização sobre temas logísticos. Podem também ser um meio valioso de reforço e posicionamento da empresa a respeito do seu core business, uma vez que é o momento adequado de mostrar todo o seu know-how para um público específico e de alto conhecimento agregado sobre a área.
Feiras de logística que acontecem no Brasil e no mundo
A logística é um campo amplo de grandes possibilidades. Sendo assim, existem várias feiras ao redor do mundo, cada qual com um foco e direcionamento, justamente para trazer assertividade e eficácia sobre os temas e informações ali compartilhadas, bem como para quem realiza a prospecção de novos negócios.
Citamos abaixo algumas das principais:
- Transport Logistic: mundialmente conhecida como uma das maiores feiras do segmento logístico, abrange as seguintes áreas: mobilidade, tecnologia da informação, gestão de supply chain. Acontece em Munique, na Alemanha. Devido à sua relevância e destaque, é possível verificar e abstrair ali as tendências do mercado com alta assertividade;
- CeMAT: localizada em Hannover, na Alemanha, seu principal objetivo é fornecer informações a respeito da tecnologia da informação aplicada à logística, serviços e gerenciamento, embalagens e etiquetagem, armazenamento e carregamento. Por isso, é uma boa oportunidade também para as empresas que desejam automatizar os seus processos e otimizar os sistemas de armazenamento;
- Intermodal South America: a maior feira de logística da América do Sul, que acontece no Brasil, mais especificamente em São Paulo. De acordo com o site da feira, provê informações e conteúdos sobre logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior;
- Expolog: é realizada em Fortaleza, no estado do Ceará, abordando temas referentes à inovação e tecnologia direcionados à logística e à questão multimodal que podem trazer parcerias comerciais e fortalecer o fluxo logístico;
- Intralogistics Europe: essa feira acontece em Paris, na França. Tem como objetivo apresentar informações sobre a logística interna (intralogística), ou seja, seu foco é a armazenagem, expedição, estoque e movimentação das mercadorias, ações que ocorrem dentro da empresa e que podem gerar custos extras com a incorreta alocação no estoque.
Dicas para se preparar para uma feira
A decisão de participar de uma feira logística vai muito além dos retornos financeiros que podem ser propiciados.
Consequentemente, para que a participação no evento seja eficaz, sugere-se fazer um planejamento da jornada, de forma que os participantes consigam convergir e levar informações e dados para balizar o planejamento estratégico da empresa, a implementação de uma nova tecnologia ou dados do monitoramento do mercado.
Sendo assim, acredita-se que a melhor preparação é dividir o momento da visita em três etapas (antes, durante e depois), pois cada uma delas tem objetivos distintos entre si, que podem culminar na falta da ação pertinente.
Por isso, é essencial evitar subestimar o poder do networking e não se concentrar apenas nos brindes gratuitos. Evitando esses erros, você pode então maximizar o valor das feiras de logística.
Antes da feira
Para afirmar a necessidade de realizar um planejamento anterior à feira, apresentamos aqui dois dados da Intermodal 2023. Primeiramente, mais de 40 mil pessoas visitaram a feira durante o período em que foi realizada, aproximadamente. O segundo dado é que estiveram presentes 500 expositores.
Isto é, para o melhor aproveitamento da feira, necessita-se de uma atenção com os seguintes pontos:
- saber a finalidade da visita;
- realizar um levantamento das empresas participantes;
- preparar uma apresentação curta da empresa e seus serviços;
- agendar reuniões de forma antecipada.
Durante a feira
As sugestões são:
- mantenha-se atualizado sobre a programação da feira;
- troque cartões de visita;
- faça anotações de tudo o que acredita ser importante, ou que vale a pena buscar mais informações;
- visite estandes que despertaram curiosidade;
- mantenha uma postura de cooperação;
- foque no networking.
Depois da feira
Após a feira, recomenda-se analisar se o que foi proposto/levantado para a participação na feira aconteceu de acordo com o planejado, assim como:
- fazer o acompanhamento dos contatos realizados durante a feira;
- compartilhar o material coletado e as principais tendências;
- levantar possíveis melhorias para a próxima participação.
Consegue-se, assim, evitar erros que prejudicam e trazem incertezas a respeito da participação na feira.
Como mensurar a participação na feira
Algo muito importante para se fazer após as feiras de logística e que merece um tópico específico é a mensuração da participação. Isso é importante, uma vez que a prestação do serviço logístico é totalmente intangível, ou seja, não é possível atestar a qualidade através de análises anteriores à execução, diferentemente de um produto que as pessoas podem utilizar os cinco sentidos do corpo humano para fazer uma verificação prévia.
Portanto, o desafio que surge é justamente o desenvolvimento de métricas que consigam transformar o intangível em mensurável, de forma que a empresa consiga visualizar e determinar o retorno financeiro da participação, incluindo a parte mais subjetiva.
A sugestão aqui é utilizar o planejamento que a empresa realizou antes da feira e as informações obtidas, de forma a criar grupos baseados nas sete áreas (compras, manufatura, gerenciamento de estoque, planejamento de demanda, armazenamento, transporte e atendimento ao cliente) da cadeia de suprimentos.
Por fim, a empresa poderá utilizar informações a respeito de:
- geração de leads;
- desenvolvimento de contatos comerciais;
- fechamento de contratos;
- possibilidade de parcerias multimodais;
- aquisição de equipamentos.
Dessa maneira, a empresa conseguirá desenvolver os seus próprios indicadores de desempenho, ou utilizar algum já existente como, por exemplo, o ROI, que em tradução livre significa o Retorno do Investimento. Apesar de ser um indicador financeiro, o ROI poderá ser utilizado como um material estratégico, em que um resultado positivo poderá indicar um “acerto” na decisão, assim como o negativo gera uma reavaliação e/ou revalidação.
A Hai International está sempre à frente das tendências do mercado logístico internacional
A Hai International desenvolve de forma constante uma expertise no comércio exterior que a capacitou a compreender, identificar e operacionalizar de forma eficaz as operações de logística internacional, mesmo em um mercado que é altamente volátil.
Dessa maneira, os nossos colaboradores estão aptos para cooperar com a sua empresa na escolha assertiva e estratégica, desde o modal a ser utilizado, passando pela necessidade da armazenagem, e culminando na retirada e entrega da mercadoria através do transporte rodoviário nacional.
Somos, certamente, a escolha confiável que fará as suas operações serem competitivas nas seguintes áreas de atuação:
- químico;
- têxtil;
- hidráulico;
- alimentício;
- maquinário;
- pneus.
Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre os serviços que oferecemos!